top of page
Buscar
  • contato08175

Decoração para casamento na praia: o guia completo

Atualizado: 19 de out. de 2022

Seu sonho é “dizer sim” de frente pro mar? Esta é uma excelente escolha e, com a ajuda da decoração para casamento na praia certa, você pode ter uma festa incrível!


Confira as dicas do Rodrigo Figueredo para criar um cenário incrível para seu casamento praiano.


Estilos de decoração para casamento na praia


Foto: The Alms Brand


Em primeiro lugar, um dos estilos mais utilizados na decoração para casamento na praia é o tropical. Aqui, a palavra de ordem é criar algo com a cara do verão. Portanto, são utilizadas folhagens como palmeiras, samambaias e costelas-de-adão. Além disso, pode incluir flores como antúrios, strelitzia, bromélias e orquídeas. Este estilo de decoração também trabalha bastante com cores fortes – vermelho, verde, laranja, amarelo, fúcsia, entre outras.



Ainda, outro estilo que pode ser utilizado em uma decoração para casamento na praia é o navy, nos quais predominam cores como azul (especialmente o azul marinho), branco e vermelho. A ideia é, sobretudo, deixar o casamento com um ar “marítimo” e brincar com estas cores em elementos como arranjos florais, sousplats, copos, pratos e etc.

Por último, um estilo que casa muito bem com a praia também é o boho chic. Super despojado, o boho chic tem aquela pegada um pouco mais hippie e usa e abusa de elementos como macramê e arranjos florais desconstruídos. Além disso, pode incluir flores e plantas secas, como o capim dos pampas.


Como fazer uma decoração de casamento na praia?

Quer saber como arrasar na sua decoração? Veja algumas dicas para vários ambientes:


Cerimônia

- Altar


Foto: The Alms Brand


Primeiramente, uma ótima opção para o altar são os arcos florais. Eles fazem um plano de fundo lindo para a cerimônia, emoldurando o mar. Além disso, depois servem de cenário para fotos com os padrinhos e pais. Ao mesmo tempo, há pessoas também que gostam de usar pergolados para a cerimônia.


- Corredor


Foto: The Alms Brand


Se a cerimônia for pé na areia, é bastante comum utilizar uma esteira de palhinha para a caminhada até o altar ou até mesmo uma passarela montável de madeira. Com relação às flores, se for um casamento no estilo tropical, fica lindo montar floreiras bem coloridas, misturando espécies.


- Mobiliário

Foto: The Alms Brand


Para casamentos na praia, o mais tradicional é utilizar móveis em madeira. Há também a possibilidade usar o mobiliário neste material só que colorido, para conferir mais alegria à decoração. Para as cadeiras, há a possibilidade de usar modelos com encosto de palhinha – fica moderno e super charmoso.



- Tendas

Foto: The Alms Brand


Para evitar qualquer problema com relação às chuvas, muitos noivos optam por contratar uma tenda para a realizar a cerimônia.


Festa

- Backdrop

Foto: The Alms Brand


Quer encantar seus convidados? Fazer um backdrop de flores, com um letreiro luminoso, para que todos possam ter fotos lindas certamente é uma ideia que vai chamar bastante atenção!


- Lounge


Foto: The Alms Brand


É super legal ter um ambiente onde as pessoas podem sentar, relaxar e conversar – seja antes da cerimônia ou durante a festa. Em um casamento na praia, os lounges devem ter um ar mais descontraído. Portanto, os móveis de madeira são perfeitos para este ambiente. Melhor ainda se estiverem acompanhados de almofadas coloridas ou no estilo tropical. Podem compor o ambiente mesas altas assim como sofás, puffs, poltronas e mesas de centro. Tapetes de juta também são bastante utilizados.


- Mesas dos convidados

Assim como na cerimônia, as mesas dos convidados também podem priorizar arranjos florais descontruídos e, dependendo do estilo de decoração escolhido, podem contar com flores bem coloridas. Os sousplats, pratos e copos também podem seguir um estilo mais descontraído, em tons coloridos. É possível mesclar long tables, mesas redondas e quadradas, dependendo da configuração do espaço.


- Mesa de doces

Acima de tudo, a mesa de doces costuma ser um ponto focal em qualquer casamento. Portanto, aqui vale investir em arranjos aéreos, seguindo o estilo da festa. Aqui também é possível investir em belos pendentes para dar destaque à iluminação. Em casamentos na praia, a mesa costuma ser de madeira.


- Iluminação


Foto: The Alms Brand


Para dar um ar mais descontraído, é possível investir em luminárias mais rústicas, com um ar bem praiano.


O que não pode faltar em um casamento na praia?


Foto: The Alms Brand


Antes de mais nada, em um casamento praiano, não pode faltar animação! E, muito provavelmente, os noivos e convidados estarão tão felizes de estar neste ambiente – consequentemente, isso não será um problema. No entanto, como em qualquer casamento ao ar livre, é preciso pensar em um plano B para o caso de chuva.


Ao mesmo tempo, é fundamental ter cuidado com o conforto dos convidados. Portanto, vale evitar horários em que o sol está muito forte, além de oferecer ombrelones e outros recursos para protegê-los do calor - águas saborizadas, leques ou até mesmo escolher um local para cerimônia que seja mais protegido.


Escolha do local para casamento na praia

Foto: The Alms Brand


Em primeiro lugar, a praia a ser escolhida depende muito do gosto pessoal dos noivos. Alguns escolhem um local que seja perto da cidade onde moram, para facilitar o deslocamento dos convidados. Ao mesmo tempo, há noivos que preferem fazer um destination wedding e levar seus convidados para lugares paradisíacos.



Ao escolher um casamento na praia, o mais comum é fazê-lo em hotéis. Isso acontece porque estes lugares costumam ter a estrutura necessária para abrigar noivos e convidados. Desta forma, todos (ou a maior parte dos convidados) ficam no mesmo lugar e realizam muitas atividades juntos (seja uma festa pré-wedding, passeios turísticos ou um brunch no dia seguinte ao casamento). Há também a possibilidade de escolher espaços específicos para eventos ou até mesmo restaurantes.


Casar na praia é mais barato?


Foto: The Alms Brand


Antes de mais nada, é preciso entender que nem sempre um casamento na praia é mais barato do que uma celebração na cidade ou no campo. Até porque, muitas vezes, uma festa neste estilo acaba se transformando em um destination wedding, no qual os noivos e seus convidados acabam passando pelo menos dois ou três dias juntos, hospedados no mesmo hotel. Consequentemente, isso impacta bastante no orçamento do casamento.



Ideias para decoração de casamento na praia

Confira algumas imagens de decorações de casamento na praia criadas pelo Rodrigo Figueiredo!



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page